terça-feira, 30 de março de 2010

A fundação

VOLUNT@RIOS DA RAMA
Ex-voluntári@s do Felgueiras PLP

Limpar Portugal, em Felgueiras, ultrapassou uma fase: a eliminação de algumas lixeiras. Vamos tentar passar a outro nível, o da monitorização ambiental do nosso concelho, através da REDE ASSOCIATIVA DE MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL - RAMA FELGUEIRAS. Constituída em 21 de Março de 2010.

Como todos já sabem, este é um processo em construção que aproveita toda a carga energética de espírito de cidadania e disponibilidade voluntária, assim como herda a filosofia do Limpar Portugal: não aceita donativos em dinheiro e toda a acção é voluntária.

A proposta – tudo a discutir - em cima da mesa é: Cada “voluntário ambiental” adopte uma parte do território e realize uma vigilância/observação desse espaço. A RAMA terá funções de denúncia formal, prevenção, sensibilização, valorização de boas práticas e educação ambiental. A gestão é horizontal, com a existência de um porta-voz em sistema de rotatividade.

No decorrer da organização do Felgueiras PLP, iniciamos contactos com vários organismos para o conhecimento e colaboração com esta rede.

Como já não é só ideia, já temos trabalho na pós-Páscoa.
E solicita-se o seguinte:

Escolher o melhor dia para reunir a rama, entre 6 a 9 de Abril, com a proposta do melhor horário. Será escolhido o dia e a hora com mais adeptos – esperam-se propostas.

Como trabalho de reflexão antes da reunião, pedimos a todos ideias e propostas para os seguintes pontos, que são também a ordem de trabalhos para a reunião a agendar:

Objectivos da RAMA;

Acções a desenvolver;

Forma de funcionamento;

1.º Porta-voz.

Nesta altura, a reunião é aberta, mas estamos a lançar este apelo a todos os que se inscreveram por e-mail na rama. Mas quem vier por bem, que venha também.

Esperamos todas as vossas ideias, a vossa participação e capacidade de agir.
Escrevam para cá.

quarta-feira, 17 de março de 2010

RAMA Felgueiras

Estamos para nascer... no dia 21 de Março