segunda-feira, 21 de março de 2011




















RAMA AMIG@S.

A caravana do impacte cumpriu o objectivo de visitar os locais problemáticos do Limpar Portugal/Felgueiras 2010.

As notícias não são animadoras. Da observação e registo que fizemos, a conclusão geral é que: a maioria das lixeiras que foram limpas em 2010, em menor ou maior quantidade, têm lixo "novo". Para as raras excepções onde o lixo foi eliminado ou minimizado, outros locais recebem agora este acto criminoso de depósito ilegal. O Limpar Portugal foi uma acção valiosa de cidadania e intervenção, com resultados visíveis, mas, passado um ano, não eliminou o problema das lixeiras.

O contributo poluidor e criminoso de pessoas e empresas continua a ser uma prática e a marca está lá. Mas todos os dias aprendemos algo mais sobre o nosso impacto e responsabilidade no planeta, em Felgueiras, sabemos que o número de cidadãos e empresas com ética e prática ambiental é maior que os restantes - e os restantes vão ter que mudar!

Dentro de dias, vamos divulgar o relatório multimédia do registo de 20 de Março de 2011. Neste trabalho comentado, de imagem fotográfica e vídeo, é possível verificar que o contributo poluidor e criminoso, na generalidade, vem na forma de: resíduos industriais, resíduos de construção civil, resíduos domésticos, "monstros" eléctricos e electrónicos e resíduos perigosos.

Neste trabalho dos voluntários participantes da RAMA, fomos acompanhados por uma equipa do SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente - com 3 agentes, que de forma diligente registaram locais e resíduos detectados. Esta colaboração abriu portas para uma ligação mais profícua no futuro da RAMA.

Numa rota de poluição visível, onde o lixo é vulgar e monótono, há sempre surpresas. Descobrimos esta - e estivemos sempre em Felgueiras -, uma menção honrosa para quem localizar este cenário:

http://www.youtube.com/watch?v=WkjMDX6Pr4I

Cumprimentos.

Porta-voz da RAMA.

Mário Gaspar.

Sem comentários:

Enviar um comentário