terça-feira, 11 de maio de 2010

RAMA - 1.º Acto


A tod@s @s voluntári@s da RAMA Felgueiras.

Tendo início com algumas considerações informativas:
A RAMA como ideia teve início no processo de acção do Felgueiras PLP – como dinâmica em construção, que aproveita toda a carga energética de espírito de cidadania e disponibilidade voluntária, assim como é herdeira da filosofia do Limpar Portugal: sem donativos em dinheiro e com toda a acção voluntária.

Todos os que tinham e-mail na posse da coordenação do Felgueiras PLP, foram convidados a aderir à RAMA como fundadores, respondendo até dia 22 de Março. Quase três dezenas responderam. Claro que teremos que continuar a procurar pessoas.

Aqueles que o fizeram, são os fundadores desta RAMA, mais aqueles que se associaram na reunião de 8 de Abril de 2010, se assim o desejarem e ninguém tiver nada a contestar.
Para os efeitos devidos, a data de fundação da RAMA é a de 21 de Março de 2010.
A Escola Secundária de Felgueiras, com a disponibilidade demonstrada e por ser um espaço imparcial, de criatividade e futuro, passa a ser a base da RAMA.

Começamos por este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q

Em termos práticos, a reunião de dia 8 de Abril tinha como finalidade criar a RAMA, com pessoas que defendem uma ou mais ideias de ambiente e sustentabilidade. Assim, foi preciso plantar para vir a colher:
O nome desta rede;
Os objectivos;
As acções;
O funcionamento;
1 Porta-voz.

- A dar opinião 1 – Nome
A plantação resultou, aparentemente em unanimidade, com a designação de Rede Associativa de Monitorização Ambiental – RAMA.

(Aqui coloco uma sugestão que não muda quase nada, mas é mais rigorosa: alterar a palavra Associativa por Associada; isto para que não haja confusão com uma rede de associações, quando se pretende ser uma rede de cidadãos associados). Caso não exista nenhuma posição diferente, a proposta é REDE ASSOCIADA DE MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL – RAMA.

- A dar opinião 2 – Objectivos
Na sementeira para os objectivos, tivemos mais trabalho. A discussão centrava-se entre a identificação de problemas e a denúncia formal desses problemas/crimes.
Os argumentos oscilavam entre a necessidade de denunciar, a dificuldade de provar legalmente as denúncias, o risco de passar a imagem de uma RAMA depreciativamente denunciadora, até à necessidade de validar uma actuação positiva, com um trabalho de identificação e filtragem dos problemas através da apresentação de relatórios periódicos, num posicionamento de sustentabilidade ambiental genérico.
Entre outras opiniões fertilizadas por estes eixos de visão.

Lá se colocou uma semente: Identificação de problemas ambientais e promoção de uma consciência de sustentabilidade ambiental.

(Eu aproveito este texto para fazer os comentários – que faria por envio de e-mail, caso não estivesse a escrever este registo de actos – que agora me parecem mais amadurecidos).
Depois da nossa reflexão, eu sugiro: Identificação de problemas ambientais e a promoção de uma consciência de sustentabilidade no concelho de Felgueiras.

- A dar opinião 3 – Acções
Muita preparação do terreno, com muitas ferramentas a utilizar. Neste campo, foi decidido criar uma plataforma na internet, com a possibilidade de serem colocadas as actividades que se sugerem vir a ser desenvolvidas.
Nota: Para todos, vai ser enviado um link para um “grupo” a criar no Google, onde estas propostas podem ser feitas, assim como para o funcionamento do trabalho de todos os assuntos da rede – será uma plataforma restrita aos voluntários participantes. Entretanto, ficam algumas das sugestões recolhidas:

* Adopção de uma parte do território por cada voluntário – da rua à floresta;
* Aproveitar e recalcular a referenciação geográfica do Felgueiras PLP
* Trabalho inacabado do PLP, com a análise da resolução dos problemas que ficaram sem intervenção no dia 20 de Março (ex-coordenação Felgueiras PLP, junto do Vereador do Ambiente);
* Procura de apoio jurídico – junto de voluntário magistrado (ex-coordenadora de zona Sandra Lobão e Yolanda);
* Proposta de um plano de formação para os voluntários da RAMA (Mário Gaspar);
* Actividades/trabalho de divulgação com as escolas (sem grupo ainda);
* Criação de um prémio anual de sustentabilidade ambiental em Felgueiras (sem grupo ainda);

(acredito que faltam aqui algumas propostas. P.f. não hesitem em completar o que está em falta por má memória).

- A dar opinião 4 – Funcionamento
Com alguma dificuldade em chegar a este regadio, de forma assertiva, foi possível assumir a estratégia da gestão em rede e funcionamento horizontal, assente, em grande medida, na comunicação real, mas pelos já tradicionais meios das novas tecnologias - aquela que pode ser a decepção e salvação da humanidade, a internet. Isto para evitar reuniões constantes que podem gerar desgaste e desperdício de energia.
As propostas são apresentadas na rede – grupo Google a criar – e os elementos da RAMA pronunciam-se sobre as matérias em questão e tomam-se decisões por maioria. Um processo mais demorado, mais ruidoso, mas bastante democrático. Esta gestão vai exigir alguma disciplina e rigor, sem esquecer a necessidade de participação.

- A dar opinião 5 – 1.º Porta-Voz
Nesta reunião/encontro, foi escolhido um porta-voz, que tem por missão transmitir as decisões e posições do grupo, e apenas estas. Não se trata de nenhum “chefe” ou “presidente”, apenas um transmissor da acção da RAMA. Foi estabelecido que esta tarefa será rotativa e com uma determinada periodicidade.
O porta-voz escolhido é Mário Gaspar.
Esta pessoa – que sou eu -, sugere que esta responsabilidade tenha uma periodicidade de 6 meses ou 1 ano, ficando esta decisão para ser tomada pela rede.
O final da reunião teve lugar com um novo vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

Notas finais:

Será importante dar resposta, com a opinião de cada um, aos pontos assinalados como: “A dar opinião…”

Informar da omissão por esquecimento de factos, neste registo de actos, para que possam ser acrescentados.

Com as correcções que possam a vir ser introduzidas, aceitar este texto, com o envio do nome completo e a mensagem de aceitação deste texto final.

Quando da recepção do convite para aderir ao grupo, no Google, aceitar e perceber o seu funcionamento. Este será um instrumento fundamental de funcionamento.

Vamos ao crescimento da RAMA.

Um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário